No final da década de 60, o mercado de capitais brasileiro registrava um forte vigor na esteira de profunda reestruturação que se iniciou com a Lei do Mercado de Capitais e a reestruturação do Sistema Financeiro Brasileiro, com a criação do Banco Central do Brasil, nos anos 1964 e 1965. Paralelamente, com vistas a estimular a capitalização das empresas, educar o investidor tornando-o apto a entender as aplicações em renda viável e dinamizar o mercado secundário de ações, em 1967 o Governo editou o Decreto Lei 157, onde abria mão de parcela do imposto de renda para sua aplicação em Fundos de Investimento de Ações.

Neste ambiente, ampliou-se o número de profissionais que dedicavam-se com apuro técnico à análise das alternativas de investimento. Intuitivamente, ocorreu uma aproximação entre eles visando a troca de idéias e de experiências. Na formalização destes encontros, em maio de 1970, no Rio de Janeiro, foi fundada a primeira Associação de Analistas do Mercado de Capitais do Brasil. Posteriormente, foram sendo constituídas congêneres em diversas outras unidades da Federação, que em 1988 criaram uma entidade de âmbito nacional, visando dar maior representativa à comunidade de analistas perante autoridades e demais órgãos de mercado e associações de classe.

Recentemente, em maio de 2003, no sentido de ampliar a abrangência e incorporar inúmeros outros profissionais da área de investimentos mas não necessariamente analistas de valores, foi alterada a denominação social da entidade nacional para Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC®. Respaldando este ato temos, ainda, o processo de certificação do analista de valores mobiliários com vistas ao seu registro no órgão regulador, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Como integrante da Apimec Nacional, os cerca de 3.200 associados espalhados pelo País dispõem além da representatividade nacional, também da internacional, integrando o Comitê Internacional das Associações de Analistas Financeiros sediada em Paris, e a ACIIA- Association of Certified International Investment Analysts, responsável pela certificação de profissionais a nível mundial.

Com essa visão nos adequamos à necessidade dos novos tempos de uma economia globalizada e de profissionais multidisciplinares, que atuam no segmento mais amplo do mercado financeiro e de capitais e integram nosso quadro associativo.

APIMEC RIO
Associação dos Analistas e Profissionais de
Investimento do Mercado de Capitais.